Notícias

HomeNotíciasSecretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itararé (SP) participa de Workshop sobre Afroturismo em São Paulo

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itararé (SP) participa de Workshop sobre Afroturismo em São Paulo

O evento aconteceu no auditório do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, dentro do Parque do Ibirapuera

Também participaram da conversa com o fundador da startup Afroturismo HUB, o ativista Hubber Clemente
Também participaram da conversa com o fundador da startup Afroturismo HUB, o ativista Hubber Clemente

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Itararé (SP), representada pelo turismólogo Luis Américo Silva, esteve, na capital paulista, no último dia 27 de agosto, participando do Workshop de Afro Turismo promovido pela Secretaria de Estado de Turismo & Viagens (SETUR-SP), em conjunto com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado. O evento, que ocorreu no auditório do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo dentro do Parque do Ibirapuera, na capital paulista, trouxe debates e palestras sobre o tema em questão.

Durante a palestra da mestra Denise Rodrigues, os participantes puderam repensar ideias de como elaborar roteiros turísticos que visitam lugares, relembram personalidades negras importantes. Também participaram da conversa com o fundador da startup Afroturismo HUB, o ativista Hubber Clemente, que apresentou os eventos dentro desse segmento turístico e a infinidade de empregos diretos e indiretos que o Afrotur proporciona no mercado atual.

Para o turismólogo, “o que fica de legado desse workshop é a maneira simples como tal tema nos foi apresentado. Por exemplo, na palestra do Sr. Benedito da Silva, o “Ditão”, da comunidade Quilombola Ivaporunduva de Eldorado-SP, ficou claro que o Afrotur é uma realidade presente em toda cidade do interior paulista. Para isso é necessário firmar parcerias com as nossas comunidades quilombolas locais, além das aldeias indígenas mais próximas para assim incluí-los na “Rota da Liberdade” , por exemplo, um projeto de sucesso que visa a valorização e reconhecimento da importância da cultura negra do Brasil”, finaliza.