Prefeitura de Itararé (SP) realiza orientação técnica com os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil
O encontro possibilitou as discussões sobre os Espaços de Construção para organização do trabalho com as crianças da Educação Infantil
A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última quinta-feira (31), mais uma Orientação Técnica para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil.
A formação foi organizada pelas assessoras técnicas pedagógicas da Educação Infantil, Marlene Ribeiro e Nataly Guedes e pelas supervisoras de ensino, Eliara Leite e Samara Abrahão. No período da manhã, participaram os coordenadores pedagógicos responsáveis pela etapa da pré-escola e, no período da tarde, os coordenadores pedagógicos responsáveis pelas turmas de 0 a 3 anos.
O encontro abordou assuntos referentes aos Cantos de Atividades Diversificadas, conhecido também como Espaços de Construção, com o objetivo de refletir sobre uma rotina de aprendizagem que proporcione às crianças da educação infantil, um trabalho voltado para o lúdico, além de oferecer diferentes ambientes e espaços que possibilitam oportunidades para a criança desenvolver sua criatividade, autonomia e construção da sua identidade pessoal.
No período da tarde, com os coordenadores pedagógicos das unidades escolares de 0 a 3 anos, foram abordados também assuntos referentes à linguagem oral, hábitos de alimentação saudável e o desfralde das crianças bem pequenas.
A supervisora Samara comenta que “o espaço, quando planejado, desempenha na educação infantil papel de educador, ou seja, sua importância é tamanha que é visto como um componente fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças, já que o mesmo exerce função dialética entre aluno e professor. Quanto mais o espaço estiver organizado, estruturado em arranjos, mais ele será desafiador e auxiliará na autonomia e aprendizagem das crianças”.
A supervisora Eliara Leite, acrescenta que “o objetivo dos cantos pedagógicos é proporcionar ações organizadas que incentivem autonomia e aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de forma abrangente dentro da sala de aula, através de uma ação educativa e com uma concepção formadora”.
Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, esses encontros oportunizam a reflexão e a troca de experiências em assuntos importantes para a organização do trabalho e para o desenvolvimento de um trabalho significativo para todos.