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Prefeitura de Itararé (SP) realiza orientação técnica com os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil

O encontro possibilitou as discussões sobre os Espaços de Construção para organização do trabalho com as crianças da Educação Infantil

No período da manhã, participaram os coordenadores pedagógicos responsáveis pela etapa da pré-escola e, no período da tarde, os coordenadores pedagógicos responsáveis pelas turmas de 0 a 3 anos
No período da manhã, participaram os coordenadores pedagógicos responsáveis pela etapa da pré-escola e, no período da tarde, os coordenadores pedagógicos responsáveis pelas turmas de 0 a 3 anos

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última quinta-feira (31), mais uma Orientação Técnica para os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil.

A formação foi organizada pelas assessoras técnicas pedagógicas da Educação Infantil, Marlene Ribeiro e Nataly Guedes e pelas supervisoras de ensino, Eliara Leite e Samara Abrahão. No período da manhã, participaram os coordenadores pedagógicos responsáveis pela etapa da pré-escola e, no período da tarde, os coordenadores pedagógicos responsáveis pelas turmas de 0 a 3 anos.

O encontro abordou assuntos referentes aos Cantos de Atividades Diversificadas, conhecido também como Espaços de Construção, com o objetivo de refletir sobre uma rotina de aprendizagem que proporcione às crianças da educação infantil, um trabalho voltado para o lúdico, além de oferecer diferentes ambientes e espaços que possibilitam oportunidades para a criança desenvolver sua criatividade, autonomia e construção da sua identidade pessoal.

No período da tarde, com os coordenadores pedagógicos das unidades escolares de 0 a 3 anos, foram abordados também assuntos referentes à linguagem oral, hábitos de alimentação saudável e o desfralde das crianças bem pequenas.

A supervisora Samara comenta que “o espaço, quando planejado, desempenha na educação infantil papel de educador, ou seja, sua importância é tamanha que é visto como um componente fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças, já que o mesmo exerce função dialética entre aluno e professor. Quanto mais o espaço estiver organizado, estruturado em arranjos, mais ele será desafiador e auxiliará na autonomia e aprendizagem das crianças”.

A supervisora Eliara Leite, acrescenta que “o objetivo dos cantos pedagógicos é proporcionar ações organizadas que incentivem autonomia e aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento de forma abrangente dentro da sala de aula, através de uma ação educativa e com uma concepção formadora”.

Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, esses encontros oportunizam a reflexão e a troca de experiências em assuntos importantes para a organização do trabalho e para o desenvolvimento de um trabalho significativo para todos.