Itararé (SP) ultrapassa médias estadual e nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021
Os anos iniciais do Ensino Fundamental alcançaram 6,4 no ranking
Mesmo após um ano letivo atípico e repleto de desafios, a Educação de Itararé (SP) alcançou um resultado significativo e uma das melhores médias da região, atingindo 6,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Já o Ensino Fundamental Anos Finais manteve a média de 4,9.
De acordo com as supervisoras de ensino, Luciana Becker e Camila Braga, com a nota obtida pelos Anos Iniciais, o município ultrapassou não somente a média estadual, de 6,3, como também a média nacional, de 5,8, números, estes, que referem-se à 2021, quando a maior parte das escolas brasileiras ainda estavam fechadas ou funcionando de forma híbrida.
Para a secretária da Pasta, Andreia Almeida, é imprescindível comemorar os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pois eles determinam que a queda nos níveis de proficiência foi menor do que a esperada e a análise dos resultados demonstra que a defasagem poderá ser superada em pouco tempo com o retorno das aulas presenciais.
“A partir desses resultados, a Secretaria de Educação e as Unidades Escolares analisarão o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos, procedendo leituras comparativas com as edições anteriores. Dessa forma, será possível planejar ações futuras interventivas que venham a suprir a defasagem das aprendizagens das crianças e adolescentes decorrente do período pandêmico”, detalha a secretária.
Para o prefeito, Heliton do Valle, a Rede Municipal de Ensino está de parabéns diante de todos os esforços realizados pelos gestores, professores e equipes de apoio para manter a educação ativa durante o fechamento das escolas. “Os resultados são mérito de todos que não deixaram a educação parar num dos períodos mais difíceis já enfrentados pelas redes de ensino de todo país”, enfatiza.
Ideb – O Ideb foi criado em 2007 e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice, que varia de 0 a 10, é um importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.