Notícias

HomeNotíciasIrmãos Geraldo: uma história de amor à família e a educação

Irmãos Geraldo: uma história de amor à família e a educação

No ‘Dia da Família” os servidores públicos contam sua história

Para eles a família sempre foi a base de tudo e o principal incentivo à carreira
Para eles a família sempre foi a base de tudo e o principal incentivo à carreira

João Batista Geraldo, Juliana Geraldo Pereira e Jucileine Geraldo Pereira são irmãos, professores, apaixonados pela família e pela área a educação. Segundo eles a história não poderia ser diferente, filhos de servidores públicos da área, cresceram dentro da escola.

O Pai, João Batista Geraldo, já falecido, era servente e a mãe, Célia Proença Geraldo, secretária, ambos na EM Maria da Silveira Vasconcelos na qual hoje Juliana e João Batista lecionam.  

Dar aulas aqui é algo que me emociona, diz João. “Lembro de toda minha infância aqui dentro. Nas férias meus pais tinham que cumprir alguns dias de atividade e nós vínhamos junto, andei muito de bicicleta neste pátio, foram bons tempos”.

Juliana conta que por serem filhos de funcionários sempre foram muito cobrados. “Tínhamos que ser o exemplo, ter as melhores notas. Nossos pais eram muito rígidos mas muito carinhosos na forma de cobrar. Anos depois, dei aula pra minha filha e me vi na mesma situação deles, de ter que dosar a cobrança da disciplina de pai e de funcionário”

Jucileine, que atua com educação infantil na creche São Vicente de Paula conta que os irmão sempre foram muito unidos. “Somos confidentes desde sempre. Quando a Ju saiu de casa ela foi morar na mesma quadra. Em casa é tradição o almoço de domingo e o natal em família”.

Para eles a família sempre foi a base de tudo e o principal incentivo à carreira. O apoio dos nossos pais era motivador, ouvíamos deles a mesma frase que o prefeito usou no || Seminário Municipal de Educação, de que a o trabalho com a Educação é o mais bonito que há. Isso para nós é como um mantra comentam.

Os servidores aproveitaram a data para reforçar a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos filhos. “Percebo que os jovens procuram manter um bom padrão de estudos quando são elogiados pelos pais, eles deixá-los orgulhosos” explica João. Juliana completa dizendo que o amparo familiar forma crianças mais seguras “quando eles sentem que tem o apoio vindo de casa perdem o medo de errar, de perguntar em sala de aula, isso traz ganhos no desenvolvimento estudantil.

Atualmente os dois ensinam para o 5° ano e conseguem trocar experiências sobre os desafios de sala de aula. “Eu também consigo absorver muito conhecimento com meus irmãos, comenta Juceleine. “Já tive a experiência de, como eventual, dar aulas para o ensino fundamental e o auxílio deles foi de extrema importância para que tudo ocorresse bem” relembra.

De acordo com eles a interferência da família na formação educacional faz muita diferença nas escolhas para o futuro e em como os jovens vão lidar com cada desafio, “não basta apenas o amparo escolar, o desenvolvimento de cada criança é responsabilidade de todos”. Para o prefeito, a dedicação dos funcionários é motivo de orgulho.

“Eles são uma família que abraçou a escola de tal forma que fizeram dela sua família também, por isso os resultados são bons, há amor em tudo o que fazem” finaliza.