GCM e Creas de Itararé (SP) promovem grupo de fortalecimento para mulheres vítimas de violência doméstica
Primeira reunião realizada em celebração ao Agosto Lilás visa proporcionar apoio e segurança às mulheres do município

Em um passo significativo em direção à promoção da segurança e bem-estar das mulheres do município, a Prefeitura de Itararé (SP), através da Guarda Civil Municipal (GCM), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), deu início a um novo grupo de fortalecimento destinado a mulheres vítimas de violência doméstica.
O evento inaugural, realizado na última sexta-feira (18), foi uma roda de conversa, reunindo diversas mulheres que já fazem parte da rede de apoio da Patrulha Maria da Penha por meio do WhatsApp. O grupo, criado com o intuito de oferecer um ambiente de acolhimento e compartilhamento de experiências, contou com a participação ativa das presentes, as quais foram integradas ao grupo de fortalecimento.
Conforme os organizadores, as datas das próximas reuniões serão agendadas e divulgadas através do WhatsApp já utilizado pela GCM. Para oferecer suporte abrangente, o grupo contará com a presença de psicólogas e uma advogada, as quais fornecerão orientação profissional, apoio emocional e aconselhamento legal às participantes.
Para o prefeito, Heliton do Valle, a iniciativa é essencial para garantir a continuidade nos atendimentos. “Estamos comprometidos em garantir a segurança efetiva das mulheres de nossa Itararé. Este grupo de fortalecimento é um passo muito importante para proporcionar apoio emocional e orientação prática às vítimas de violência doméstica. Nossa gestão está focada em criar um ambiente onde todas as mulheres se sintam seguras e amparadas”, enfatiza.