Notícias

HomeNotíciasEm parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultura de Itararé (SP) inicia Programa Inclusão Digital no Campo

Em parceria com Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultura de Itararé (SP) inicia Programa Inclusão Digital no Campo

O Programa visa orientar o público do meio rural quanto ao uso adequado e eficiente das tecnologias da informação

O Projeto também tem o objetivo de auxiliar a permanência do jovem no campo, estimulado pelos novos processos e tecnologias
O Projeto também tem o objetivo de auxiliar a permanência do jovem no campo, estimulado pelos novos processos e tecnologias

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Escola Estadual Heitor Guimarães Cortes, através do Convênio FETAESP / SENAR SP, promovem o Programa Inclusão Digital no Campo, que acontecerá no laboratório da escola, no período noturno, com um público estimado de 20 a 30 produtores e trabalhadores rurais.

O Programa visa orientar o público do meio rural quanto ao uso adequado e eficiente das tecnologias da informação, com vistas à aquisição de conhecimentos em geral, contribuindo para o seu ingresso no mercado de trabalho mais bem preparado ou, então, seu aperfeiçoamento quando já inserido. Além disso, o Projeto tem o objetivo de auxiliar a permanência do jovem no campo, estimulado pelos novos processos e tecnologias, e ainda, promover a inserção dos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares na sociedade da informação digital.

Os principais objetivos da inclusão digital no campo, são:
– Apresentar ao produtor, trabalhador rural e seus familiares o universo do mundo digital.
– Fornecer os conhecimentos básicos de operação e precisão dos controladores periféricos, criação e edição de textos e de planilhas eletrônicas e do uso da internet.
– Apresentar os novos conceitos tecnológicos utilizados atualmente, como Wi-Fi, Tablet, Mobile, GPS, inteligência artificial, educação a distância, realidades virtual e aumentada, dentre outros.
– Orientar sobre a busca das informações atualizadas por meio da navegação na internet.
– Estimular a permanência do público na atividade rural, demonstrando a utilização de novas ferramentas para a modernização de seu cotidiano.
– Promover a inclusão digital, demonstrando a facilidade na comunicação, pesquisa e contato com empresas e pessoas.
– Incentivar os Sindicatos Rurais/ Outras Instituições a firmar convênios para recebimento de doação de equipamentos e criação de telecentros, que contribuam para a inclusão digital de forma geral.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Jerônimo de Almeida, viabilizar a participação deste público “é uma ação de cidadania da Secretaria, pois insere os nossos produtores, promovendo a inclusão digital, demonstrando a facilidade na comunicação, pesquisa e contato com empresas e pessoas”.