Educação de Itararé (SP) realiza formação sobre a organização dos espaços na Educação Infantil
Encontro aconteceu nos dias 12 e 18 de setembro
Itararé, São Paulo – A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nos dias 12 e 18 de setembro, mais uma orientação técnica da Educação Infantil direcionada para os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, responsáveis pelas turmas de 0 a 3 anos (creches) e de 4 a 5 anos (pré-escola).
As assessoras técnicas pedagógicas, Marlene Ribeiro e Nataly Guedes, conduziram as formações abordando o tema ‘Atividades Direcionadas: A intencionalidade na organização do espaço na Educação Infantil’, objetivando diversificar as possibilidades de propostas educativas de modo que as crianças possam realizar suas escolhas com autonomia, criando condições para que possam expressar seus desejos, suas emoções, interagir com os colegas e aprender através do brincar.
As propostas diferenciadas também possibilitam aos professores amplo contato com as crianças, podendo observá-las melhor enquanto realizam suas atividades, interagem e apresentam aprendizagens significativas.
As supervisoras Samara Abrahão e Eliara Leite comentam que “é preciso considerar aspectos essenciais na organização do espaço, como: segurança, acolhimento e autonomia de acordo com a faixa etária. O espaço também ensina, estimula, intriga e encanta. O sucesso dos espaços de construção ou cantinhos pedagógicos, está em dar condições para as realizações das atividades diversificadas sob o olhar atento do professor, observando e registrando a maneira como as crianças ocupam e utilizam, modificando-o sempre que for necessário, em função dos interesses das crianças”.
A secretária da pasta, Andreia Almeida, destaca que “quando falamos em organizar o espaço na Educação Infantil, os aspectos que dizem respeito à autonomia, às interações e às brincadeiras têm de promover o exercício e a garantia dos seis direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular( BNCC), permitindo que as crianças participem, brinquem, convivam, se expressem e se conheçam”.