Notícias

HomeNotíciasEducação de Itararé (SP) promove Orientação Técnica de Educação Especial para professoras da Sala de Recursos Multifuncional

Educação de Itararé (SP) promove Orientação Técnica de Educação Especial para professoras da Sala de Recursos Multifuncional

Formação aconteceu na quinta-feira (30), com a temática sobre autismo

A iniciativa teve como objetivo promover a reflexão do educador a respeito do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola
A iniciativa teve como objetivo promover a reflexão do educador a respeito do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola

A prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na última quarta-feira (30), a Orientação Técnica Pedagógica para as professoras da Sala de Recursos Multifuncional.

A formação, com o tema: “02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo”, aconteceu no Centro de Atendimento Educacional de Itararé (CAEEI) e foi ministrada pela supervisora Ana Maria Ribas de Oliveira e a Assessora Técnica Pedagógica (ATP) de Educação Especial, Adriana de Oliveira Corrêa. A iniciativa teve como objetivo promover a reflexão do educador a respeito do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola, tendo como foco a importância da inclusão no cotidiano escolar.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neurológico que afeta o cérebro social dos indivíduos, gerando problemas de socialização, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidade sensoriais.
É de consenso entre os profissionais que trabalham com os educandos autistas que o diagnóstico precoce é fundamental no sucesso do tratamento, acarretando problemas menores de comportamento e socialização na vida adulta.

As professoras da Sala de Recursos Multifuncional realizam as capacitações mensalmente, a fim de que conheçam, de forma efetiva, como um autista compreende o mundo e aprende, garantindo, assim, um bom trabalho de inclusão e o seu pleno desenvolvimento.

A supervisora da Educação Especial, Ana Maria, destaca que “o principal intuito é auxiliar o professor para sanar suas dúvidas, e assim proporcionar o desenvolvimento na prática com os educandos em seus atendimentos”.

Para a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, “garantir a formação continua dos professores é de extrema importância para atender a principal demanda atual no ambiente escolar”.