Notícias

HomeNotíciasEducação de Itararé (SP) lança projeto Trilha Ecológica

Educação de Itararé (SP) lança projeto Trilha Ecológica

Iniciativa envolve alunos dos Anos Finais da Rede Municipal de Ensino

Participarão as escolas E.M.C Profª. Alice Fonseca Braga, E.M.C. Profª Andréa Ferraz de Oliveira, E.M. Prof. Juracy Martins e E.M. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Participarão as escolas E.M.C Profª. Alice Fonseca Braga, E.M.C. Profª Andréa Ferraz de Oliveira, E.M. Prof. Juracy Martins e E.M. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Promover o ensino consciente e responsável, proporcionando os estímulos necessários para a formação de cidadãos preocupados com o meio ambiente, é um dos pilares que norteiam as ações da Secretaria Municipal de Educação de Itararé (SP).

Dando continuidade às atividades desenvolvidas em sala de aula, a Secretaria deu início, na última semana, ao Projeto Trilha Ecológica – Anos Finais, que tem como objetivo explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural, reduzindo os impactos de degradação ambiental, através das narrativas desenvolvidas durante o trajeto das trilhas, estimulando o interesse pela pesquisa.

Na abertura, participaram os professores de Arte, João Marcos Alves de Azevedo e Felipe Antônio Furlani Hummel; os professores de Educação Física, Juliana Moraes Furtado e Pedro Henrique Monteiro de Almeida; e os coordenadores pedagógicos Ana Lucélia Ferraz e Carlos Alberto Ribeiro.

O projeto prevê que a partir de 14 de abril, todas as salas de 8º e 9º anos da Rede Municipal de Ensino participarão do cronograma previsto para as unidades E.M.C Profª. Alice Fonseca Braga, E.M.C. Profª Andréa Ferraz de Oliveira, E.M. Prof. Juracy Martins e E.M. Pres. Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Conforme a assessora técnica pedagógica de Meio Ambiente, Vanessa Borges Cia, o trabalho da trilha ecológica como estratégia de aprendizagem vem de encontro às atuais necessidades educativas para construção de uma mudança de pensamento e de atitude, a partir dos preceitos propostos na educação ambiental, Arte e Educação Fisíca. “Sendo assim, o projeto vem para contribuir com o ensino almejado onde se quer não só repassar informações dos acontecimentos que ocorrem no cotidiano e no mundo, mas também, formar participantes, levando-os à prática do descobrir, refletir e discutir as ações e pensamentos resultantes do conhecimento adquirido”, complementa.

Para a secretária municipal de Educação, Andréia Almeida, as trilhas ecológicas se apresentam como uma possibilidade de tornar o conhecimento pertinente, contextualizado e real. “O contato com a natureza é o elemento motivador para dar encanto e interesse pela atividade desenvolvida. Sua preocupação básica centra-se na melhor maneira de conduzir a atividade, de forma a alcançar finalidades educativas, por meio da experiência prática”, finaliza.