Notícias

HomeNotíciasCultura de Itararé (SP) promove oficina cultural de stop motion com alunos do distrito de Santa Cruz dos Lopes

Cultura de Itararé (SP) promove oficina cultural de stop motion com alunos do distrito de Santa Cruz dos Lopes

Atividade ocorreu em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, de forma presencial, no último dia 26 de abril

A oficina contou com a participação de todos os alunos das séries de 4° e 5° ano.
A oficina contou com a participação de todos os alunos das séries de 4° e 5° ano.

A Coordenadoria Municipal de Cultura de Itararé (SP) promoveu, na última quarta-feira (26), em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, uma oficina cultural de Stop Motion com os alunos do distrito rural de Santa Cruz dos Lopes.

A atividade ocorreu na Escola Municipal do Campo Prof. Alice Fonseca Braga, e contou com a participação de todos os alunos das séries de 4° e 5° ano.

Conforme o coordenador da pasta da Cultura, Júlio Calabrez, a atividade serviu não somente para ampliar o acesso à cultura por parte dos alunos, mas também como apoio no processo de ensino. “A escola Alice Fonseca Braga têm sempre participado dos nossos projetos, com muita dedicação e absoluto comprometimento, sem contar que o trabalho que desenvolvem sempre os coloca como finalistas dos projetos, daí partiu a ideia de trazermos uma oficina cultural para a comunidade, dado a dificuldade que eles têm em acessar nossos ativos culturais”, detalha.

Saiba mais – O objetivo da oficina foi proporcionar o desafio aos participantes para criação de pequenas animações com diversos tipos de materiais, como areia, grãos, folhas, objetos, palitos, bonecos e outros. Stop Motion é uma técnica conhecida pelos filmes de animação.

A oficineira – Marta Russo, que esteve presente no local, mora na cidade de São Paulo, é formada em Artes Visuais e pós-graduada em Educomunicação na ECA-USP. Desde 2001 coordena oficinas de animação stop motion em Escolas, SESCs, Casas de Cultura e ONGs. Oficineira de Animação Stop Motion no Museu da Imagem e do Som desde 2014. Participou do Congresso Internacional de Direitos da Infância (Espanha) apresentando trabalho sobre stop motion ” Protagonismo, Comunicação e Ludicidade”.