CRAS Novo Horizonte realiza 2ª Edição da Feira de Habilidades
O tema dessa edição foi “Nossas memórias têm histórias!”
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itararé (SP), por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Novo Horizonte, realizou, na última quarta-feira (24), a 2ª Edição da Feira de Habilidades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A ação, que faz parte do Percurso IV do SCFV: “O grupo reinventou sua casa!”, foi organizada pelas técnicas de referência do Serviço de Convivência, Kelin Vizgarra e Miriam Nunes, e teve por objetivo promover o protagonismo dos participantes do SCFV, potencializar sua participação social, autonomia, desenvolver sua criatividade, estimular a audição, a concentração e a oralidade e, por fim, proporcionar o resgate de memórias, considerando que todos os produtos e itens apresentados na Feira foram produzidos, disponibilizados e apresentados por eles. Além disso, também teve caráter intergeracional e coletivo, uma vez que juntou em um mesmo espaço as pessoas idosas e as crianças integrantes do Serviço, seus familiares e demais convidados.
Durante o evento, os idosos apresentaram diversas habilidades como, por exemplo, musicais, cultivares, manuais e culinárias. Itens pessoais ainda foram expostos no painel “Minhas relíquias atemporais!”.
As crianças, por sua vez, no painel de exibição “Meus brinquedos e brincadeiras falam de afeto!”, mostraram os brinquedos mais presentes em seus momentos de lazer.
“Momentos como esse são essenciais para a prosperidade do Serviço, posto que contextualiza as atividades normatizadas com as vivências, experiências e conhecimento dos participantes”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Paula de Nigris Favier. “Foi um enorme contentamento contribuir para a execução desse projeto”, finaliza.
Saiba mais – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às
As crianças, por sua vez, no painel de exibição “Meus brinquedos e brincadeiras falam de afeto!”, mostraram os brinquedos mais presentes em seus momentos de lazer.
O SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.