Casa de Cultura de Itararé (SP) abre exposição em homenagem a Claro e Gustavo Jansson
Exposição é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta, das 09h às 16h, até 23 de novembro
A Casa de Cultura Juquinha Taques de Itararé (SP) inaugura a exposição “Luz e Sombra”, por Claro e Gustavo Jansson, dedicada à trajetória dos renomados fotógrafos. Organizada pela Coordenadoria Municipal de Cultura, a exposição reúne um vasto acervo de imagens capturadas ao longo de décadas, com obras gentilmente cedidas pela neta de Claro e filha de Gustavo, Jandira Jansson, em homenagem à memória de sua família.
Claro Jansson é uma figura icônica na história de Itararé e um dos fotógrafos mais importantes do Brasil em seu tempo. Sua obra documental é um testemunho inestimável de acontecimentos históricos de suma importância do início do século 20, como a Revolução de 1930, a Revolução Constitucionalista de 1932 e a Guerra do Contestado. Entre os marcos de sua carreira, destaca-se o registro da visita histórica de Getúlio Vargas a Itararé, em 1930. Com um olhar aguçado e habilidade excepcional para capturar a essência dos eventos e das pessoas, Claro deixou uma contribuição duradoura que transcende o cenário local, oferecendo uma vasta perspectiva da história de nosso município.
Seguindo os passos do pai, Gustavo Jansson também construiu uma carreira notável na fotografia, inspirando-se no trabalho de Claro. Aos 12 anos, Gustavo já ajudava Claro, carregando equipamentos e, em breve, começou a tirar suas próprias fotos e a trabalhar no laboratório, revelando filmes e imagens. Com o falecimento de Claro Jansson em 1954, Gustavo assumiu o estúdio Foto Jansson, situado na Rua São Pedro, 1029, em Itararé. Durante seus 75 anos de trabalho, Gustavo registrou toda a história de Itararé, fotografando eventos políticos, inaugurações de bancos e lojas, e centenas de casamentos, além de retratos de famílias, crianças e fotos de identidade no estúdio. Sua abordagem contemporânea transformava cada imagem em uma bela representação visual da cultura e do cotidiano local.
Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, até o dia 23 de novembro, a exposição “Luz e Sombra” é uma oportunidade única para que a comunidade e visitantes mergulhem na história e na cultura de Itararé e do Brasil. A mostra convida os espectadores a refletirem sobre o passado e a importância da preservação da memória coletiva através da fotografia.
Com essa iniciativa, a Casa de Cultura Juquinha Taques reafirma seu compromisso de preservar e promover a cultura local, criando um espaço de celebração para o legado de Claro e Gustavo Jansson. A entrada é gratuita, e todos são bem-vindos a prestigiar este tributo a dois grandes fotógrafos que contribuíram para contar a história de Itararé e seu povo.
Para agendar visitas escolares, entre em contato com o WhatsApp oficial da Casa da Cultura, pelo número (15) 3531-3778. Todos estão convidados para conhecer as mostras dos maiores fotógrafos do município.