Notícias

HomeNotíciasAgricultura de Itararé (SP) resgata animal de grande porte gravemente ferido

Agricultura de Itararé (SP) resgata animal de grande porte gravemente ferido

Cavalo estava solto na estrada municipal que liga o município a Bom Sucesso de Itararé (SP)

O animal foi resgatado e atendido pelo corpo clínico de veterinários da Secretaria, permanecendo aos cuidados da equipe.
O animal foi resgatado e atendido pelo corpo clínico de veterinários da Secretaria, permanecendo aos cuidados da equipe.

A Prefeitura de Itararé (SP), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, resgatou, na última segunda-feira (05), um cavalo que estava solto na estrada municipal que liga Itararé (SP) a Bom Sucesso de Itararé (SP).

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Jerônimo de Almeida, após receber uma denúncia através do Centro de Operações Inteligentes (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM), a equipe se dirigiu ao local, no domingo (04), não sendo possível localizar o animal. Em continuidade às buscas, na segunda-feira (05), o cavalo, gravemente ferido, foi resgatado e atendido pelo corpo clínico de veterinários da Secretaria, permanecendo aos cuidados da equipe.

“O que se nota naquela região é a existência de vários grupos de animais (equinos) soltos pela estrada, e que podem causar grandes problemas com acidentes, pois o tráfego de caminhões é constante, 24 horas por dia. Já identificamos vários animais e catalogamos, vamos realizar a apreensão, recolhendo ao pasto de responsabilidade do município. Os respectivos proprietários serão penalizados de acordo com a Lei Municipal 4298/2022, no seu Artigo 27, parágrafo 2º”, explica o secretário.

Saiba mais – De acordo com a legislação municipal, a retirada de animal de grande porte deverá ser realizado no prazo de três dias úteis por seu proprietário/responsável ou cuidador, observadas as seguintes condições:

I – Apresentação de documentação que comprove a propriedade;
II – Implantação de microchip, se necessário;
III – Inclusão no sistema de RGA, se necessário;
IV – Pagamento de taxas no valor de:

a) 70 UFESP (setenta Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) por dia de hospedagem;
b) 70 UFESP (setenta Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) pelo transporte;
c) 20 UFESP (vinte Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) referente à implantação de microchip.

Denúncias – Denúncias de abandono e maus tratos podem ser realizadas de forma anônima através do telefone/WhatsApp (15) 3532-2457.