Itararé (SP) marca presença no Revelando SP 2024 e destaca riqueza da cultura local em evento promovido pelo Estado de São Paulo
Artesão Aristides Almeida representou o município com suas artes sacras feitas com palha de milho, no festival que promove a cultura tradicional paulista
A Coordenadoria Municipal de Cultura de Itararé (SP) participou de mais uma edição do evento Revelando SP, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Com o objetivo de promover a cultura e o turismo do município, esteve presente no evento o artesão Aristides Almeida, do bairro do Cerrado, expondo diversos produtos produzidos em seu ateliê, dentre eles, arte sacra feita com palha de milho, casca de frutas e vegetais mortos.
Na sexta-feira, dia 13 de setembro, esteve presente no evento representando o prefeito Heliton do Valle, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Itararé, Júlio Calabrez, que destacou a importância de Itararé estar sendo representada e participar mais um ano de um evento tão importante para o segmento do artesanato no estado de São Paulo. “É uma oportunidade de mostrarmos a riqueza do nosso artesanato, a economia criativa que vem crescendo em Itararé, o potencial que temos na cultura e no turismo, como fontes geradoras de renda e de desenvolvimento econômico. Sem dúvida, estar pelo 25º ano consecutivo participando deste importante evento, para nós é motivo de muito orgulho”, finaliza.
Saiba mais – O Revelando SP é um evento que celebra a cultura tradicional e a economia criativa do estado de São Paulo, reunindo expressões culturais, artesanato e gastronomia típica de diversas regiões.
Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, o festival é produzido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte desde 2017, e ocorre já há mais de 30 anos no estado. Seu objetivo principal é valorizar o patrimônio imaterial paulista, promover o intercâmbio de saberes, articular diferentes comunidades e gerar renda para os participantes.
Com uma programação variada, o evento ofereceu barracas de artesanato, onde os visitantes podiam adquirir produtos típicos, além de uma série de apresentações musicais. Os shows incluíram desde a tradicional música sertaneja até canções na língua indígena, passando por uma diversidade de gêneros musicais. A gastronomia típica da culinária paulista também foi um grande atrativo, com barracas distribuídas pela área de exposições do Parque, onde os visitantes puderam saborear pratos regionais.
Com mais de 55 edições já realizadas, o Revelando SP conta com a participação de comunidades indígenas, quilombolas, caiçaras, caipiras e ciganas, destacando a diversidade cultural do estado. Nesta edição, o evento reuniu 142 participantes, representando 88 municípios de 12 regiões paulistas.
Itararé foi representada pelo artesão Aristides Almeida, conhecido nacionalmente por suas imagens sacras feitas com palha de milho, contando com mais de 18 anos de experiência. Durante o festival, ele contou com o apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Itararé, levando a riqueza cultural do município para o evento.
O festival teve a duração de quatro dias, de 12 a 15 de setembro, e promoveu a valorização da identidade cultural de São Paulo, fomentando e fortalecendo o turismo regional.