Turismo de Itararé (SP) promove passeio com idosos do Projeto SCFV no Parque da Barreira
Atividade aconteceu na última quinta-feira (17)
Com a finalidade de promover uma jornada memorável de integração, conhecimento contato com a natureza, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu, na última quinta-feira (17), um passeio a um grupo de 25 idosos participantes do projeto de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) pelo Parque Ecológico da Barreira.
A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo demonstrou seu compromisso em promover experiências enriquecedoras para os moradores de Itararé, ao disponibilizar o acompanhamento do turismólogo Luis Américo, responsável por conduzir o grupo ao longo dessa empreitada. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do CRAS Novo Horizonte, também desempenhou um papel essencial ao designar as assistentes Miriam e Kelin, responsáveis por garantir o bem-estar e os cuidados necessários aos participantes.
A atividade começou com o transporte do grupo da sede do CRAS até o Parque da Barreira. A partir dali, os idosos seguiram a pé para percorrer a trilha que vai do Pontilhão ao Chuveirinho. Durante todo o trajeto, os participantes demonstraram entusiasmo, demonstrando especial atenção aos detalhes da flora local. Muitos dos idosos exibiram um conhecimento apreciável sobre as propriedades medicinais das plantas, compartilhando saberes sobre ervas e arbustos encontrados ao longo do caminho.
Ao longo da trilha, os participantes foram instruídos sobre as diferentes vegetações presentes na área, incluindo o cerrado, a mata atlântica e áreas de reflorestamento. Além disso, também tiveram a oportunidade de aprender sobre a relevância histórica do local, enriquecendo ainda mais sua experiência. Contudo, o ponto culminante desse passeio foi a troca de conhecimentos e experiências entre os próprios integrantes do grupo. O ambiente ao ar livre proporcionou um cenário propício para interações e aprendizados, ao passo que os idosos se divertiram e absorveram novos saberes que podem ser compartilhados com outros visitantes no futuro.
Para o prefeito, Heliton do Valle, destaca a importância da colaboração entre as Pastas. “Essa experiência fantástica e revigorante é um exemplo notável de como a cooperação entre as Secretarias pode enriquecer a vida de nossos munícipes. Promover o turismo em nossa cidade é significativo quando ele serve tanto aos visitantes quanto aos residentes locais, proporcionando momentos memoráveis e construindo laços comunitários”, finaliza.